"Aquilo que não nos destrói, fortalece-nos"
Friedrich Nietzsche

28.4.10

Em quem confiar!!!!!

Segundo algumas agências de rating, o nosso país está em maus lençóis[segundo o governo não, mas isso são outros contos], comparam-no à Grécia,
Quem ganha com isto? Nós não, de certeza.
O engraçado é que essas agências não detectaram a crise, ou esqueceram-se de dizer/avisar, ou não era conveniente dar a conhecer.

Adenda: agencias de rating são agências responsáveis pela avaliação da economia dos países,
As agências atribuem as notas de risco ou classificações (ratings) não apenas a países, mas também a municípios, empresas e bancos. O objetivo da classificação é mostrar a capacidade de repagamento de dívida (valor total e juros) no prazo prometido - ou seja, mostrar a capacidade do emissor em cumprir seu contrato no prazo prometido, os chamados emissores-países, municípios, bancos ou empresas. As agências de classificação também atribuem notas a emissões estruturadas - como foi o caso dos títulos hipotecários.

A grande crítica às agências reside no fato de os clientes das agências - ou seja, os responsáveis pelo faturamento delas - serem exatamente os países, municípios, bancos e empresas. Ou seja, a empresa paga à agência de classificação para que esta faça a avaliação de sua capacidade de repagamento. A pedido da empresa contratante, a classificação pode manter-se confidencial (normalmente quando a empresa entende que a classificação atribuída ficou aquém de suas expectativas). Para que a classificação se torne pública, a empresa contratante deve autorizar formalmente a publicação. Depois de público, a classificação pode ser alterada a qualquer momento em que a agência julgue correto - para cima (upgrade) ou para baixo (downgrade).

informação retirada daquí .

7 comentários:

izzie disse...

Economia... é aquela caixinha de surpresas... :p

Beijinho,

Cromo disse...

O governo queixa-se dos juros altos e da falta de poupança dos portugueses, mas penalizou os Certificados de Aforro, onde o Estado poderia obter algum financiamento e vai pagar nos empréstimos aquilo que nega aos aforradores.
Claro que somos nós que vamos pagar isso tudo.

Pinkk Candy disse...

não se fala de outra coisa, que poderemos vir a ter o escudo de novo. o ESCUDO!!!

o que são agências de rating?

Anónimo disse...

como confiar na mesma agencia de rating que classificou o Lehman Brothers com o valor máximo antes deste falir???
IsaPinho

Pinkk Candy disse...

o que são agências de rating?

e a minha lista de vinhos? hmmm

não andas as ler os omentários? ;P

Pinkk Candy disse...

*comentários

Pinkk Candy disse...

agradeço aqui novamente, pois como já disse, não sei se subscreves os comentários, obrigada, pelo update, fiquei mais esclarecida, se bem que um pouco confuso para quem não percebe quase nada disso, como eu.

kiss

p.s: não te esqueças dos vinhos, que chata que eu sou. [lol] =)